Cosméticos Orgânicos

1. O que são? 
Os cosméticos orgânicos são produzidos de forma natural desde a escolha da matéria prima até o processo utilizado. Para ser considerado orgânico ele precisa seguir as normas de certificação que aqui no brasil temos o IBD que é uma certificados brasileira e o ECOCERT que é francesa. Os produtos orgânicos precisam ter um selo nos rólulos, para garantir ao consumidor que se enquadram de acordo com as normas de certificação. Eles precisam conter acima 95% de ingredientes orgânicos e sua formulação tem que ser 100% natural. Abaixo de 95% ele é considerado natural. Os cosméticos orgânicos também são livres de agrotóxicos, pois o produto é rastreado desde a plantação até o momento de venda para o consumidor, evitando assim muitos problemas de alergia e irritação na pele. Não são utilizados ingredientes de origem animal, mineral e não são feitos testes em animais.

Os cosméticos orgânicos são mais suaves que os tradicionais. Não contém parabenos, óleo mineral nem ingredientes de origem animal. São livres de agrotóxicos, pois o produto é rastreado desde a plantação até o momento de venda para o consumidor, evitando assim, muitos problemas de alergia e irritação na pele. 

Para ser considerado orgânico ele precisa ter um selo de certificação. O selo ECOCERT é a garantia para o consumidor de que o produto é orgânico.

2. Por que é legal usar? Porque voce começa a ter uma consciência ecológica de que está usando produtos que não agridem o meio ambiente e também a sua pele agradece, pois os cosméticos orgânicos são os mais suaves e naturais que os tradicionais, diminuindo assim problemas de irritação e alergias.


3. Quais as principais diferenças entre os cosméticos orgânicos e os tradicionais?
A principal diferença é o selo de certificação ECOCERT ou IBD, pois o selo de certificação é a garantia de que o produto é orgânico.

Por exemplo:

 - Um Hidratante facial ou corporal orgânico tende a ter uma qualidade superior à de um tradicional. Em vez de conter óleo mineral, que não penetra na pele, possui óleos vegetais e essenciais, muito mais eficientes. Eles estimulam a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente. 

- Os Shampoos orgânicos não contém sal nem silicone, mas dão brilho e lavam suavemente, pois ao invés de conter o tradicional Lauril Éter Sulfato de sódio, ele contém um ingrediente derivado do milho que faz a função de limpeza e espuma sendo muito mais suave que os tradicionais e não agride o couro cabeludo nem o meio ambiente.

 - Os óleos vegetais penetram 100% na pele, pois a pele absorve todos os nutrientes e vitaminas, deixando mais hidratada e iluminada. Enquanto que produtos com óleo mineral não penetram na pele, serve apenas para deslizar e precisam de enxágüe para evitar aquela sensação oleosa.

- As Manteigas são super hidratantes, pois formam um filme de proteção proporcionando uma hidratação por mais de 24 horas. Quando voce usa uma Manteiga orgânica na pele, você sente uma sensação umectante, de pele molhada, pois ela forma cristais líquidos.


4. Por serem orgânicos, o prazo de validade é menor? Não, o prazo de validade que usamos é de 24 meses , vai depender dos testes de segurança e eficácia que cada empresa realiza.

5. São mais caros que os tradicionais? 
Normalmente 20% a 30% mais caros, pois utilizamos ingredientes orgânicos certificados e o valor da certificação torna os produtos mais caros.


6. Como é a produção da indústria brasileira de cosméticos orgânicos? O que se consome aqui é mais produzido fora?
No caso da ARTE DOS AROMAS utilizamos ingredientes orgânicos provenientes da Amazônia, portanto valorizamos nossa biodiversidade , gerando emprego e renda para as comunidades ribeirinhas e promovendo a inclusão social. Desta forma, não precisamos importar produtos, pois temos a consciência de preservação do meio ambiente e só vamos conseguir isso, se ajudarmos as pessoas envolvidas neste processo, que são as comunidades ribeirinhas que participam da coleta do frutos e extração dos óleos. Acreditamos que esse é o melhor caminho para preservação da floresta.











Nenhum comentário:

Postar um comentário